Master em Monitorização de Ensaios Clínicos e Medical Affairs
(IV Edição)

FICHA TÉCNICA

CONVOCATÓRIAS:

O Master em Monitorização de Ensaios Clínicos e Medical Affairs do CESIF está disponível nas sedes de Lisboa, Madrid e Barcelona, de acordo com a data provisória descrita no seguinte calendário:

Lisboa:

  • Grupo 1: de Outubro 2018 a Junho 2019
  • Graduação: Setembro 2019

Madrid:

  • Grupo 1: de Outubro 2018 a Março 2019
  • Graduação: Julho 2019

Barcelona:

  • Grupo 1: de Janeiro 2019 a Junho 2019
  • Graduação: Setembro 2019
PERFIL DO ALUNO:

Este programa de especialização profissional está principalmente orientado para licenciados na área das ciências da saúde (Biologia, Farmácia, Medicina, Química, etc.) que pretendam uma rápida incorporação laboral em posições relacionadas com o desenvolvimento clínico e departamentos médico-científicos, tanto ao nível de laboratórios farmacêuticos como nas estruturas profissionais de uma Contract Research Organization (CRO) presentes no nosso mercado.

(Clique na imagem para ampliar)

Bolsas de Estudo e financiamento preferencial disponíveis para os alunos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O sector farmacêutico é muito dinâmico em funções relacionadas com a investigação clínica e as atividades médico-científicas, quer em laboratórios farmacêuticos como em empresas que desempenham investigação por contrato.

Os profissionais que trabalham nesta área desempenham funções altamente qualificadas e têm pela frente um atrativo desenvolvimento profissional.

PROGRAMA DE CONTEÚDOS

O programa do Master em Monitorização de Ensaios Clínicos e Medical Affairs é composto por 13 áreas:

  1. ESTRUTURA E ENQUADRAMENTO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

    Introdução ao envolvimento da Indústria Farmacêutica a nível Nacional e Internacional.
    Conhecimento da organização, atividades, funções e principais responsabilidades. Mercado laboral e oportunidades profissionais do setor.

  1. BASES CIENTÍFICAS DA INVESTIGAÇÃO CLÍNICA

    Aquisição dos conceitos básicos de toxicologia, farmacologia, farmacocinética e galênica necessários para desempenhar atividades relacionadas com o desenvolvimento clínico.

  1. ENSAIOS CLÍNICOS – TIPOS

    Introdução ao conhecimento dos diferentes tipos de ensaios clínicos e projetos de investigação clínica, assim como das diferentes fases do desenvolvimento. Conhecimento detalhado dos elementos diferenciadores em função do tipo de produto e área terapêutica.

  1. ENQUADRAMENTO REGULAMENTAR DO ENSAIO CLÍNICO

    Neste módulo serão abordados em detalhe os diferentes aspetos éticos e legais, tanto a nível europeu como nacional, as Boas Práticas Clínicas e os documentos essenciais para o desenvolvimento dos ensaios clínicos.

  1. METODOLOGIA DA MONITORIZAÇÃO DE ENSAIOS CLÍNICOS

    Nesta área chave do Master os alunos irão trabalhar especificamente e detalhadamente na metodologia do ensaio (definição de responsabilidades, seleção de centros e investigadores, documentação do estudo, protocolo, CRD, consentimento informado, etc.) e desenvolvimento dos diferentes passos a seguir para monitorizar um Ensaio Clínico.

  1. BIOMETRIA E GESTÃO DE DADOS

    Os participantes irão adquirir os conhecimentos e ferramentas necessárias para o tratamento estatístico dos dados, comunicação científica e publicação de resultados.

  1. FARMACOVIGILÂNCIA

    Será abordada em detalhe a autoridade regulamentar competente que regula a segurança assim como o reporte e seguimento de reações adversas/graves do medicamento, as interações farmacológicas e o procedimento de elaboração de relatórios periódicos de segurança.

  1. FARMACOEPIDEMIOLOGIA

    Princípios básicos, referência legal e metodologia da autoridade regulamentar de todo o tipo de estudos observacionais e estudos de segurança de medicamentos pós-autorização.

  1. FARMACOECONOMIA

    Para aceder ao mercado com novos fármacos nas melhores condições de custo, reembolso e inclusão nos sistemas de prescrição, é necessário mostrar vantagens competitivas face a outras alternativas terapêuticas.
    Nos últimos anos a indústria do medicamento incorporou nas suas estruturas especialistas em economia da saúde e em avaliação económica de tecnologias de saúde, capazes de incluir estudos farmacoeconómicos na documentação do registo e de trabalhar em projetos de investigação de resultados em saúde para conferir ao novo medicamento um valor acrescentado.
    Este módulo tem como objetivo consolidar as bases do conhecimento dos alunos nesta disciplina.

  1. MARKET ACCESS

    Os participantes conhecerão os diferentes procedimentos de registo de medicamentos, assim como as bases para definir estratégias de autorização de preços, financiamento e acesso ao mercado de novos produtos nas condições
    mais competitivas.

  1. MEDICAL AFFAIRS

    Como base para o futuro desenvolvimento profissional dos alunos, serão explicadas em detalhe as diferentes atividades de Medical Affairs nos departamentos médico-científicos da Indústria Farmacêutica e as principais funções relacionadas, bem como as funções de Medical Advisor e Medical Scientific Liaison, assim como as funções do departamento de suporte científico ao Marketing, sempre de acordo com as Boas Práticas de Promoção.

  1. PROJECT MANAGEMENT

    Como complemento da formação, inclui-se um módulo de gestão de projetos em I+D, no qual os participantes irão adquirir as bases de trabalho neste campo. Serão abordados os diferentes temas (planificação, gestão de tempo, orçamentos/ budgets, gestão de equipas, riscos, planos de contingência, etc.) com um caráter eminentemente prático.

  1. DESENVOLVIMENTO PESSOAL

    Trabalhar-se-á com cada um dos participantes o desenvolvimento de competências profissionais e a sua preparação para entrar no mercado laboral.

Clique no link para saber mais sobre o nosso corpo docente

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Os alunos recebem uma sólida e exaustiva formação em diferentes áreas, para que reúnam a preparação necessária à incorporação no mundo do trabalho:

PREPARAÇÃO DO ALUNO PARA ENFRENTAR COM SUCESSO AS SITUAÇÕES DE OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS

Pretende-se que o aluno prepare e desenvolva o Curriculum Vitae e a Carta de Apresentação, bem como entrevistas de trabalho, procura ativa e identificação de oportunidades, e ainda a integração e gestão de informação nas redes sociais. Todos estes aspectos são consolidados através da aplicação de técnicas práticas como: role-play, dinâmicas de grupo, oficinas de trabalho, etc.

POTENCIALIZAR TALENTO E CAPACIDADES-CHAVE PARA UMA MAIOR EFICIÊNCIA NO DESEMPENHO PROFISSIONAL

Dentro do Programa formativo, estão também contempladas sessões específicas orientadas a trabalhar e desenvolver competências em matérias de comunicação, trabalho em equipa, negociação, liderança, gestão de equipas, etc.

CRIAÇÃO DA MARCA PESSOAL

Facilitam-se todas as ferramentas e aplicam-se todas as técnicas necessárias para que o aluno adquira um maior autoconhecimento. Isto permitirá identificar competências e valores que mais se destaquem, bem como trabalhar os pontos de melhoria, gerando assim uma diferenciação e Marca Pessoal.

OBTENÇÃO DO PERFIL 3.0 E CRIAÇÃO DE UMA MARCA PESSOAL PRÓPIA.

Através do processo instrutivo, o aluno deverá ser capaz de desenvolver um Perfil 3.0 que integra a formação de base, a formação especializada e o desenvolvimento da Marca Pessoal adquiridos durante o ano académico no CESIF.

OFICINAS DE TRABALHO

Reforço de competências: Desenvolvem-se formações complementares como reforço de competências, ao programa formativo em desenvolvimento.
Apresentações em público: Através de trabalhos específicos em que se potenciam as competências de comunicação e apresentações em público.

INFORMÁTICA

40 horas letivas de Office: Dotar o aluno de um conhecimento avançado do programa Office, com a finalidade de melhorar as suas capacidades e métodos necessários a desenvolver no âmbito profissional.

IDIOMAS

100 horas de inglês adaptado ao sector: O CESIF oferece aos seus alunos a possibilidade de completar o seu período formativo através do módulo de inglês, cujo objetivo é reforçar o idioma à utilização profissional.

ESTÁGIOS EM EMPRESAS

Dentro da filosofia do CESIF, contemplando a formação de uma forma integral, tem especial importância a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo deste curso. O Departamento de Estágios e Saídas Profissionais, ponte entre a formação académica e a realidade laboral, gere o programa de estágios através de uma relação direta com o mundo empresarial, publicando aos alunos todas as ofertas através do Campus CESIF, e assegura um aconselhamento e tratamento personalizado aos alunos para que estes optem pelas posições que melhor se adequam ao seu perfil. A duração dos referidos Estágios varia entre quatro e doze meses e a remuneração económica dos mesmos depende das regras definidas por cada empresa para estes lugares. Em Espanha, em edições anteriores, a distribuição de Estágios em Empresas caracterizam-se segundo o quadro:

BOLSA DE EMPREGO

Nas últimas edições, a gestão proativa realizada pelo Centro e dirigida às Indústrias Farmacêutica, Parafarmacêutica, Alimentar, Química, Cosmética e Biotecnológica, contribuiu para a incorporação de mais de 90% dos seus alunos no mundo laboral. Entre as referidas empresas encontram-se as seguintes:

Ver empresas colaboradoras

Pedido de Informação

Testemunho

"Acho que tem potencial para vingar no mercado de trabalho. Temos bastante formação teórica e acabamos por abarcar todos os temas necessários para sermos bons profissionais nesta área. Todos os nossos professores são profissionais da indústria farmacêutica que para além de nos lecionarem a matéria dão-nos ensinamentos de vida."

RITA VIDEIRAMaster em Monitorização de Ensaios Clínicos e Medical Affairs I Edição em Lisboa / Oxon Risk Management

"O Master em Monitorização de Ensaios Clínicos e Medical Affairs abrange, através dos seus módulos, diversas áreas de conhecimento. Este curso permitiu-me o contacto com diversos profissionais da área de Ensaios Clínicos e dotou-me de todas as competências necessárias para entrar no mercado de trabalho"

Teresa MaioMaster em Monitorização de Ensaios Clínicos e Medical Affairs I Edição em Lisboa /