Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica
(VI Edição)

FICHA TÉCNICA

CONVOCATÓRIAS:

O Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica do CESIF está disponível nas sedes de Lisboa, Madrid e Barcelona, de acordo com a data provisória descrita no seguinte calendário:

Lisboa:

  • Grupo 1: de Outubro 2018 a Junho 2019
  • Graduação: Setembro 2019

Madrid:

  • Grupo 1: de Outubro 2018 a Junho 2019
  • Grupo 2: de Novembro 2018 a Julho 2019
  • Graduação: Outubro 2019

Barcelona:

  • Grupo 1: de Outubro 2018 a Junho 2019
  • Grupo 2: de Novembro 2018 a Julho 2019
  • Graduação: Outubro 2019
PERFIL DO ALUNO:

O Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica é dirigido a pessoas com formação superior na área das Ciências da Saúde e Afins (Farmácia, Química, Biologia, etc.) ou a alunos a terminar a sua licenciatura, ou a como profissionais recentemente incorporados na Indústria Farmacêutica interessados em adquirir uma especialização que lhes permita implementar a sua atividade profissional no referido setor.

(Clique na imagem para ampliar)

Bolsas de Estudo e financiamento preferencial disponíveis para os alunos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

As empresas do setor da saúde necessitam de profissionais altamente qualificados e com uma sólida formação global, capazes de se integrarem nas diferentes áreas de atividade e contribuir para atingir os seus objetivos de qualidade e excelência operacional.

As oportunidades de trabalho que a Indústria Farmacêutica oferece às pessoas com formação superior na área das Ciências são numerosas: funções na área Industrial (Planificação, Produção, Controlo e Garantia da Qualidade, Validações, Direção Técnica, etc.), na área Regulamentar (Registos e Relações com as Administrações), no Desenvolvimento de Produtos (Investigação Clínica, Desenvolvimento Galénico e Analítico, etc.), assim como em outras áreas empresariais (Departamentos Científicos, Farmacovigilância, Market Access, Medical-Marketing, Licenças e Desenvolvimento de Negócios, etc.).

PROGRAMA DE CONTEÚDOS

O programa Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica é composto por 6 áreas:

  1. ORIENTAÇÃO PARA A QUALIDADE NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

    O Setor da Indústria Farmacêutica, assim como as empresas de produtos de saúde, têm de aplicar padrões muito rigorosos nos procedimentos para garantir a qualidade dos seus produtos. As GMPs, de cumprimento obrigatório, definem as bases da política de qualidade a aplicar na produção de medicamentos e as autoridades de saúde zelam, através do sistema de inspeção farmacêutica, pela sua correta aplicação.

  1. ENQUADRAMENTO REGULAMENTAR NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

    O procedimento de registo de um fármaco, prévio à sua autorização de introdução no mercado, é um processo longo, complexo e vital para a empresa, pelo que os profissionais implicados nestas funções têm de adquirir uma sólida formação em matéria regulamentar e conhecer em detalhe a normativa que enquadra o setor.

  1. PRODUÇÃO E CONTROLO DE ESPECIALIDADES FARMACÊUTICAS

    O Master permite conhecer em profundidade os diferentes processos de fabrico de cada uma das formas farmacêuticas, assim como os equipamentos e maquinaria necessária para a sua produção industrial. Ademais de conhecer e dominar a metodologia de validação dos referidos processos, de qualificação dos equipamentos correspondentes, de controle de processos e de validação dos métodos analíticos.

  1. A INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E AFINS (I+D)

    O objetivo deste módulo é proporcionar aos alunos um sólido conhecimento de todo o processo de desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos, desde a gestão e planificação dos projetos de investigação, passando pelas diferentes fases de desenvolvimento clínico, os diferentes atores implicados nestas fases, assim como as diferentes estratégias para abordar o desenvolvimento de novos produtos.

  2. RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E MARKET ACCESS

    No atual contexto económico aumentou a preocupação pelos gastos em medicamentos por parte das autoridades de saúde, criando critérios de custo-efetividade na avaliação de novos medicamentos, assim como, novas medidas no sistema de preços e financiamento público.

  3. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E DE NEGÓCIO

    O programa completa-se com uma série de módulos que ajudarão o aluno no processo de procura de emprego, na melhoria do seu perfil pessoal e profissional e na aquisição de uma base formativa em matéria de gestão.

Clique no link para saber mais sobre o nosso corpo docente

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Os alunos recebem uma sólida e exaustiva formação em diferentes áreas, para que reúnam a preparação necessária à incorporação no mundo do trabalho:

PREPARAÇÃO DO ALUNO PARA ENFRENTAR COM SUCESSO AS SITUAÇÕES DE OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS

Pretende-se que o aluno prepare e desenvolva o Curriculum Vitae e a Carta de Apresentação, bem como entrevistas de trabalho, procura ativa e identificação de oportunidades, e ainda a integração e gestão de informação nas redes sociais. Todos estes aspectos são consolidados através da aplicação de técnicas práticas como: role-play, dinâmicas de grupo, oficinas de trabalho, etc.

POTENCIALIZAR TALENTO E CAPACIDADES-CHAVE PARA UMA MAIOR EFICIÊNCIA NO DESEMPENHO PROFISSIONAL

Dentro do Programa formativo, estão também contempladas sessões específicas orientadas a trabalhar e desenvolver competências em matérias de comunicação, trabalho em equipa, negociação, liderança, gestão de equipas, etc.

CRIAÇÃO DA MARCA PESSOAL

Facilitam-se todas as ferramentas e aplicam-se todas as técnicas necessárias para que o aluno adquira um maior autoconhecimento. Isto permitirá identificar competências e valores que mais se destaquem, bem como trabalhar os pontos de melhoria, gerando assim uma diferenciação e Marca Pessoal.

OBTENÇÃO DO PERFIL 3.0 E CRIAÇÃO DE UMA MARCA PESSOAL PRÓPIA.

Através do processo instrutivo, o aluno deverá ser capaz de desenvolver um Perfil 3.0 que integra a formação de base, a formação especializada e o desenvolvimento da Marca Pessoal adquiridos durante o ano académico no CESIF.

OFICINAS DE TRABALHO

Reforço de competências: Desenvolvem-se formações complementares como reforço de competências, ao programa formativo em desenvolvimento.
Apresentações em público: Através de trabalhos específicos em que se potenciam as competências de comunicação e apresentações em público.

INFORMÁTICA

40 horas letivas de Office: Dotar o aluno de um conhecimento avançado do programa Office, com a finalidade de melhorar as suas capacidades e métodos necessários a desenvolver no âmbito profissional.

IDIOMAS

100 horas de inglês adaptado ao sector: O CESIF oferece aos seus alunos a possibilidade de completar o seu período formativo através do módulo de inglês, cujo objetivo é reforçar o idioma à utilização profissional.

ESTÁGIOS EM EMPRESAS

Dentro da filosofia do CESIF, contemplando a formação de uma forma integral, tem especial importância a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo deste curso. O Departamento de Estágios e Saídas Profissionais, ponte entre a formação académica e a realidade laboral, gere o programa de estágios através de uma relação direta com o mundo empresarial, publicando aos alunos todas as ofertas através do Campus CESIF, e assegura um aconselhamento e tratamento personalizado aos alunos para que estes optem pelas posições que melhor se adequam ao seu perfil. A duração dos referidos Estágios varia entre quatro e doze meses e a remuneração económica dos mesmos depende das regras definidas por cada empresa para estes lugares. Em Espanha, em edições anteriores, a distribuição de Estágios em Empresas caracterizam-se segundo o quadro:

BOLSA DE EMPREGO

Nas últimas edições, a gestão proativa realizada pelo Centro e dirigida às Indústrias Farmacêutica, Parafarmacêutica, Alimentar, Química, Cosmética e Biotecnológica, contribuiu para a incorporação de mais de 90% dos seus alunos no mundo laboral. Entre as referidas empresas encontram-se as seguintes:

Ver empresas colaboradoras

Pedido de Informação

Testemunho

"Tendo a oportunidade de ter aulas lecionadas com profissionais que se deparam com problemas/situações no seu dia-a-dia aprende-se muito mais do que só ouvir a parte teórica."

PAULA BREJOMaster em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica I Edição em Lisboa / Assuntos Regulamentares European Medicines Agency (EMA)

O Master CESIF ajudou-me a ter o domínio das áreas de competência da Indústria Farmacêutica. Os conteúdos lecionados e a forma práctica e coerente com as necessidades reais do setor constituem um factor determinante

Liliana OliveiraMaster em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica I Edição em Lisboa / Regulatory Affairs, Bizaffairs