Master em Direção Comercial e Marketing para a Indústria Farmacêutica e Afins
(V EDIÇÃO)

FICHA TÉCNICA

CONVOCATÓRIAS:

O Master em Direção Comercial e Marketing para a Indústria Farmacêutica e Afins do CESIF está disponível nas sedes de Lisboa, Madrid e Barcelona, de acordo com a data provisória descrita no seguinte calendário:

Lisboa:

  • Grupo 1: de Outubro 2018 a Julho 2019
  • Graduação: Setembro 2019

Madrid:

  • Grupo 1: de Outubro 2018 a Julho 2019
  • Graduação: Outubro 2019

Barcelona:

  • Grupo 1: de Outubro 2018 a Julho 2019
  • Graduação: Outubro 2019
PERFIL DO ALUNO:

Este Master é dirigido a pessoas com formação superior na área das Ciências da Saúde e Afins (Farmácia, Química, Biologia, Medicina, Veterinária, etc.) ou a alunos a terminar a sua licenciatura, assim como profissionais no ativo da Indústria Farmacêutica. A versão EXECUTIVE dirige-se a profissionais com ou sem experiência na Indústria Farmacêutica, interessados em adquirir uma especialização nas áreas de Gestão, Comercial, Marketing e Vendas.

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Bolsas de Estudo e financiamento preferencial disponíveis para os alunos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

As empreas do setor da saúde necessitam de profissionais altamente qualificados e com uma sólida formação global, capazes de se integrarem nas diferentes áreas de atividade e contribuir para atingir os seus objetivos de qualidade e excelência operacional.

As oportunidades de trabalho que a Indústria Farmacêutica oferece às pessoas com formação superior na área das Ciências são numerosas: funções na área Industrial (Planificação, Produção, Controlo e Garantia da Qualidade, Validações, Direção técnica, etc.), na área Regulamentar (Registros e Relações com as Administrações), no Desenvolvimento de Produtos (Investigação Clínica, Desenvolvimento Galênico e Analítico, etc.) assim como em outras áreas empresariais (Departamentos Científico, Farmacovigilância, Market Access, Medical Marketing, Licenças e Desenvolvimento de Negócios, etc.).

PROGRAMA DE CONTEÚDOS

O programa do Master em Direção Comercial e Marketing para a Indústria
Farmacêutica e Afins divide-se em 10 áreas:

  1. CONHECIMENTO E DIREÇÃO DO SETOR DA EMPRESA FARMACÊUTICA

    Este módulo de conteúdos proporciona aos alunos uma profunda introdução à realidade do Setor Farmacêutico, dos modelos de organização empresarial, da gestão do ciclo de vida do medicamento e dos diferentes subsetores relacionados. Abordam-se o seguinte temas: a estrutura da empresa farmacêutica, a inter-relação dos departamentos de Marketing e Comercial com a restante estrutura, os perfis das companhias do Setor e os mercados específicos.

  1. INVESTIGAÇÃO DE MERCADOS FARMACÊUTICOS E BUSINESS INTELLIGENCE

    A tomada de decisões estratégicas em marketing toma como ponto de partida de análise e o conhecimento da realidade do setor da saúde Ao longo deste módulo os participantes aprenderão a manobrar as ferramentas necessárias para a relização de todo o tipo de estudos de mercado nos diferentes setores.

  1. MARKETING FARMACÊUTICO

    Neste módulo serão desenvolvidos os conceitos de Marketing Estratégico e Marketing Promocional. Em Marketing Estratégico são estudadas as bases da estratégia como, os conceitos de produto, preço, distribuição, promoção, segmentação e posicionamento. Para o tema de Marketing Promocional serão referidas as diferentes estratégias de comunicação e criatividade existentes, centrando-se também nos atuais canais e redes digitais, sem esquecer a relação do Marketing estratégico a nível internacional.

  1. MEDICAL MARKETING

    Este departamento será a conexão entre a área científica e o mundo da estratégia de marketing, assim como a sua inter-relação com o prescritor. Teremos como objetivo aprender a sua organização, como trabalhar no mesmo, conhecer o mundo dos ensaios clínicos, analisar a sua coordenação interna e externa, assim como os seus diferentes membros, a importância crescente da farmacovigilância e as novas posições de Medical Affairs.

  1. DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIO. ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO A NÍVEL NACIONAL E INTERNACIONAL

    Através deste módulo os participantes poderão conhecer os diferentes tipos de licenças (comarketing, copromoçaão, fostering, acordos de distribuição, cross licensing, etc.) assim como outras licenças alternativas aplicadas de acordo com as diferentes empresas (joint ventures, alianças estratégicas, codesenvolvimento, etc.).

  1. MARKET ACCESS E FARMACOECONOMIA

    Nesta área destacaremos as Relações Institucionais e o Acesso ao Mercado de modo a conhecer o cenário e a política de saúde atual, os grupos de interesse e as decisões que impactam o acesso ao mercado dos fármacos num sistema tão complexo e em mudança.

  1. PLANIFICAÇÃO E CONTROLO DE PROJETOS COMERCIAIS. O DEPARTAMENTO DE VENDAS

    Procederemos ao estudo de três temas. Primeiro a análise da estrutura da rede de vendas, a sua forma de trabalho, análise das diferentes técnicas de venda utilizadas na indústria e a formação contínua da equipa de vendas. A segunda parte está centrada em perceber como se realiza a direção das forças de vendas, tanto a nível regional como a nível nacional, passando por fim à Direção Comercial de uma unidade de negócio. Analisaremos desde a política de seleção e formação de vendedores até aos mecanismos de controlo de eficácia e rentabilidade (CRM, ETMS) sem esquecer os aspectos de motivação e remuneração das redes de venda.

  1. DEPARTAMENTO FINANCEIRO

    O objetivo deste módulo é a aquisição de conhecimentos financeiros para que o aluno seja capaz de entender e manobrar os conceitos chave, bem como os aspectos financeiros necessários do dia a dia da Indústria Farmacêutica, como a rentabilidade económica, Ebitda, Balanço de situação, Cash-flow, Conta de Resultados, etc.

  1. AS NOVAS TECNOLOGIAS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

    Ao longo do Master abordam-se em profundidade o conhecimento das novas tendências de Marketing Digital, e como as indústrias do setor da saúde incorporam os seus planos de ação com as novas ferramentas de comunicação e de relação com os profissionais de saúde e os diferentes stakeholders implicados no negócio.

  1. ENQUADRAMENTO REGULAMENTAR E DIREITO EMPRESARIAL

    A formação dos alunos completa-se com o conhecimento do procedimento básico que regula a comunicação e publicidade dos medicamentos, o código ético e deontológico implementado pelas entidades patronais do setor, e as medidas adaptadas pelas empresas para o cumprimento regulamentar (Compliance), assim como a formação na área da proteção de conhecimento (patentes e marcas) e normas referentes à proteção de dados, de especial sensibilidade neste setor.

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DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Os alunos recebem uma sólida e exaustiva formação em diferentes áreas, para que reúnam a preparação necessária à incorporação no mundo do trabalho:

PREPARAÇÃO DO ALUNO PARA ENFRENTAR COM SUCESSO AS SITUAÇÕES DE OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS

Pretende-se que o aluno prepare e desenvolva o Curriculum Vitae e a Carta de Apresentação, bem como entrevistas de trabalho, procura ativa e identificação de oportunidades, e ainda a integração e gestão de informação nas redes sociais. Todos estes aspectos são consolidados através da aplicação de técnicas práticas como: role-play, dinâmicas de grupo, oficinas de trabalho, etc.

POTENCIALIZAR TALENTO E CAPACIDADES-CHAVE PARA UMA MAIOR EFICIÊNCIA NO DESEMPENHO PROFISSIONAL

Dentro do Programa formativo, estão também contempladas sessões específicas orientadas a trabalhar e desenvolver competências em matérias de comunicação, trabalho em equipa, negociação, liderança, gestão de equipas, etc.

CRIAÇÃO DA MARCA PESSOAL

Facilitam-se todas as ferramentas e aplicam-se todas as técnicas necessárias para que o aluno adquira um maior autoconhecimento. Isto permitirá identificar competências e valores que mais se destaquem, bem como trabalhar os pontos de melhoria, gerando assim uma diferenciação e Marca Pessoal.

OBTENÇÃO DO PERFIL 3.0 E CRIAÇÃO DE UMA MARCA PESSOAL PRÓPIA.

Através do processo instrutivo, o aluno deverá ser capaz de desenvolver um Perfil 3.0 que integra a formação de base, a formação especializada e o desenvolvimento da Marca Pessoal adquiridos durante o ano académico no CESIF.

OFICINAS DE TRABALHO

Reforço de competências: Desenvolvem-se formações complementares como reforço de competências, ao programa formativo em desenvolvimento.
Apresentações em público: Através de trabalhos específicos em que se potenciam as competências de comunicação e apresentações em público.

INFORMÁTICA

40 horas letivas de Office: Dotar o aluno de um conhecimento avançado do programa Office, com a finalidade de melhorar as suas capacidades e métodos necessários a desenvolver no âmbito profissional.

IDIOMAS

100 horas de inglês adaptado ao sector: O CESIF oferece aos seus alunos a possibilidade de completar o seu período formativo através do módulo de inglês, cujo objetivo é reforçar o idioma à utilização profissional.

ESTÁGIOS EM EMPRESAS

Dentro da filosofia do CESIF, contemplando a formação de uma forma integral, tem especial importância a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo deste curso. O Departamento de Estágios e Saídas Profissionais, ponte entre a formação académica e a realidade laboral, gere o programa de estágios através de uma relação direta com o mundo empresarial, publicando aos alunos todas as ofertas através do Campus CESIF, e assegura um aconselhamento e tratamento personalizado aos alunos para que estes optem pelas posições que melhor se adequam ao seu perfil. A duração dos referidos Estágios varia entre quatro e doze meses e a remuneração económica dos mesmos depende das regras definidas por cada empresa para estes lugares. Em Espanha, em edições anteriores, a distribuição de Estágios em Empresas caracterizam-se segundo o quadro:

BOLSA DE EMPREGO

Nas últimas edições, a gestão pró-ativa realizada pelo Centro e dirigida às Indústrias Farmacêutica, Parafarmacêutica, Alimentar, Química, Cosmética e Biotecnológica, contribuiu para a incorporação de mais de 90% dos seus alunos no mundo laboral. Entre as referidas empresas encontram-se as seguintes:

Ver empresas colaboradoras

Pedido de Informação

Testemunho

"O Master contribuiu, sem dúvida, para reforçar conhecimentos, adquirir novas ferramentas e entender melhor o ponto de vista prático do trabalho na área. O facto de estar em contacto e trocar experiências com as pessoas que fazem parte do "meio" é uma mais-valia enorme."

ANDRÉ COIMBRAMaster em Direção Comercial e Marketing para Indústria Farmacêutica e Afins I Edição em Lisboa / Health Market Research

"Sem dúvida que sem o CESIF o acesso IF seria muito mais limitado, e considero que foi inevitavel para conseguir dar o salto, quer no que se refere ao curriculo adquirido, bem como no networking que gera"

Sofia CochadoMaster em Direção Comercial e Marketing para a Indústria Farmacêutica e Afins – I Edição Lisboa / Market Access Brsitol-Myers Squibb