PROJECT MANAGEMENT EM INVESTIGAÇÃO CLÍNICA

FICHA TÉCNICA:

CONVOCATORIAS:

Lisboa:

  • Pendente próxima convocatória
OBJETIVOS:

Nos últimos anos, o Gestor de Projetos (Project Manager) converteu-se numa função cada vez mais reconhecida e solicitada por grande parte das empresas.

Por consequência, têm surgido diferentes modelos de padronização da profissão e foram criadas certificações em Gestão de Projeto (Project Management) associadas aos diferentes padrões existentes. No entanto, a formação nesta área não está orientada para a Indústria Farmacêutica, e menos ainda, para as características específicas da Gestão de Projetos nos Ensaios Clínicos.

Tendo em conta que o Desenvolvimento de Medicamentos realiza-se mediante projetos de Investigação, desde há muitas décadas vem sendo necessária a preparação da certificação de uma forma “adaptada” às especificidades dos Ensaios Clínicos, cujas características os fazem projetos especialmente complicados: ambiente internacional, comunicações virtuais, diferenças culturais, forte regulamentação e um extenso etc.

Preparamos este primeiro curso em Lisboa, adaptado às necessidades dos profissionais da Investigação Clínica, com os seguintes objetivos:

  • Adquirir uma sólida formação em gestão de projetos especificamente ligados à Investigação Clínica, como parte do desenvolvimento profissional dos participantes.
  • Facilitar a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos à atividade profissional.

Considerando que a Certificação Internacional mais reconhecida é o PMP (Project Management Professional), outorgada pelo PMI (Project Management Institute), este Programa de Especialização tem, como objetivo complementar, ser uma introdução à reparação para a obtenção do PMP.

DIRIGIDO A:

Todos os profissionais ligados a projetos, especialmente no âmbito da Investigação Clínica, tanto em Laboratórios Farmacéuticos, CRO’s, como em Centros de Investigação:

  • Gestores e Diretores de Projeto “Project Managers” “Project Directors”.
  • Clinical Study Managers / Clinical Trial Managers (CSM /CTM).
  • Project Leaders (PLs).
  • Lead CRA’s / Senior CRA’s (LCRA’s / SCRA’s).
  • Diretores e Departamentos implicados na Investigação Clínica (PM e CTM Line Managers, VP’s).
  • Diretores de Programa “Program Managers”.
  • CRA Managers (CRAM’s).
  • Coordenadores e médicos investigadores em plataformas de investigação e ensaios clínicos.

PROGRAMA GERAL: CONCEITOS BÁSICOS

MÓDULO I:

PMI®, PMP® e requisitos para a Certificação:

  • Introdução ao PMI®, à certificação em PMP® e aos seus requisitos.

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS:

  • O que é um Projeto e o que é a Gestão de Projetos? Projetos vs Operações. Impacto das organizações nos projetos.

GRUPOS DE PROCESSOS “FASES” DA DIREÇÃO DE PROJETOS:

  • Início, Planificação, Execução, Seguimento – Controlo e Encerramento.

MÓDULO II:

GESTÃO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO:

  • O papel do Project Manager como coordenador de todas as áreas do projeto.

GESTÃO DO OBJETIVO DO PROJETO:

  • O papel do Project Manager assegurando que todo o trabalho a realizar, e não mais, se verifique.

MÓDULO III:

GESTÃO DO TEMPO DO PROJETO:

  • O papel do Project Manager na planificação e otimização da execução do projeto no tempo previsto.

GESTÃO DOS CUSTOS DO PROJETO:

  • O papel do Project Manager na planificação e otimização da execução do projeto com o custo previsto.

MÓDULO IV:

GESTÃO DAS COMUNICAÇÕES NO PROJETO:

  • O papel do Project Manager na planificação e otimização da distribução da informação do projeto.

GESTÃO DA QUALIDADE DO PROJETO:

  • O papel do Project Manager de planificação e optimização da execução do projeto com a qualidade requerida.

GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS:

  • O papel do Project Manager de planificação e optimização da participação e os papéis da equipa do projeto.

GESTÃO DE PESSOAS COM INTERESSE NO PROJETO:

  • O papel do Project Manager na planificação e optimização do impacto no projeto das pessoas que o influenciam.

MÓDULO V:

GESTÃO DE RISCOS DO PROJETO:

  • O papel do Project Manager de planificar e responder aos acontecimentos, tanto negativos como positivos, que poderão ter impacto no projeto.

GESTÃO DAS SUBCONTRATAÇÕES DO PROJETO:

  • O papel do Project Manager de planear, contratar e optimizar para o projeto, material ou serviços externos à organização ou à equipa.
Folheto do programa
Raquel Redondeiro.

PMP. CTM Team Manager Regional. BOEHRINGER INGELHEIM.

Ana González Santis.

Clinical Project Management  Professional.

Carmen Martínez Hidalgo.

PMP. Senior Director, Head of Clinical Operations. PPD.

Isabel Coma Font.

PMP. Program Manager. mABXIENCE.

Mafalda Belchior.

PMP. Senior Project Manager.

INSCRIÇÃO:

  • O custo total do programa é de 1.950€.
  • Inclui assistência e material didático.
MODO DE PAGAMENTO:
  • Transferência do valor total para a conta:  PT50 0007 0000 0012 02381942 3 indicando o nome do participante.
  • Antigos alunos: desconto de 20%.

Para se inscrever neste Programa Aberto de Especialização desenvolvido pelo CESIF, assim como para mais informações sobre o mesmo, poderá entrar em contacto para:

Luisa Sousa Costa

Business Development Manager.

lsc@cesif.pt

+351 211 368 572

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